O novo normal tem sido um dinamizador dos serviços digitais no mundo, desde o surgimento da Covid-19. Durante o período de isolamento social, aprendemos novas metodologias de trabalho, ir às aulas, ou seja, a interação humana incorporou novos formatos de ser e estar, tornando a internet cada vez mais como um elemento-chave na equação da comunicação.
Ciente da importância do ecossistema de telecomunicação angolano para o continente africano, a Microsoft confiou no data center da Angola Cables em Angola, o Angonap Luanda, para alojar o seu ponto de acesso ao diversificado portfolio da rede de serviços e aplicações Windows, Office 365, Teams, Skype for business, Xbox, Azure, PowerBI entre outros.
Acredito que, a redução de latência alcançada com a presença da Microsoft em Angola, traz consigo altos benefícios de conectividade para que os operadores possam garantir melhorias na qualidade de acesso a conteúdos digitais armazenados na rede de distribuição de dados Microsoft.
Hoje, o acesso a conteúdos Microsoft pode ser feito com melhor qualidade de conexão (tempo de envio e resposta), bastando para tal, estabelecer uma sessão de troca de tráfego entre o ISP (em português, Provedor de Serviço Internet) e a gigante norte americana, agora, localmente em Angola.
Quais os benefícios da presença de conteúdos Microsoft em Angola?
A vinda da Microsoft para Angola, traz consigo um conjunto de benefícios, dentre os quais destacamos:
- Fortifica a estratégia de transformação de Angola num dos principais HUB´s de distribuição de conteúdos Microsoft.
- Serve de catalisador do autoemprego e o empreendedorismo digital no seio da juventude.
- Redução de custos operacionais nas empresas.
- Enriquece a oferta de soluções de hospedagem de conteúdos digitais em nuvem.
Como tirar proveito ao poder computacional da Microsoft em Angola?
Para uma melhor qualidade de acesso a conteúdos Azure, Xbox, Office 365 por parte das empresas, recomenda-se que os ISP estabeleçam relação de troca de tráfego (privada ou pública) com a Microsoft pelos seguimentos moldes:
- Troca de tráfego no Angonix
- Rota Expressa «Express Route»
- IP Trânsito com Angola Cables
Penso que os operadores de Internet garantem os melhores caminhos (path) para chegar a Microsoft, robustecendo a sua rede com baixos tempos de envio e resposta (latência), desta forma, o ISP pode igualmente atrair mais tráfego IP, melhorar a taxa de retenção e satisfação da sua base de clientes.
Em resumo, a Microsoft fortaleceu o ecossistema de telecomunicações da região da SADC com ferramentas de ponta capazes de sustentar a criação de empresas e de emprego com recurso ao digital. É de relevância astronómica que o acesso ao digital seja facilitado, com o custo melhorado, para estimular a criatividade e o empreendedorismo no seio Juvenil.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!