Mineração de criptomoedas: SIC detém efectivos do DIIP por obstrução de investigações

EUA anunciam criação de reserva estratégica de bitcoin
Novos dados relactivos ao desmantelamento de um estaleiro de mineração de criptomoedas localizado na zona do Porto Seco, em Viana, dão conta de que o Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve quatro efectivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), por obstrução das investigações.
 
Em nota, o SIC refere que há fortes indícios de que os efectivos do DIIP estariam a dar cobertura a essa actividade ilícita, desmantelada na sequência de uma operação conjunta que envolveu o Gabinete de Cibercrime da PGR, a Polícia Nacional, a ENDE o SINSE e o CISP.
 
“O SIC nesta acção operativa, deteve 09 cidadãos, com idades compreendidas entre os 36 aos 54 anos, destes, cinco estrangeiros de nacionalidade chinesa na condição responsáveis do estaleiro pertencente a uma empresa de prestação de serviços no sector eléctrico e quatro cidadãos nacionais, efectivos do DIIP, por obstrução das investigações e fortes indícios de darem cobertura a essa actividade ilícita,” pode ler-se na nota.
 

No estaleiro, instalado próximo à subestação eléctrica de Viana, foram encontrados dois postos de transformação de electricidade de alta potência que alimentavam cinco naves de mineração devidamente escondidas. Dados preliminares indicam a existência de mais de 1.600 processadores usados para a actividade.
 
Foi apreendido o estaleiro, com todo seu equipamento, bem como quatro viaturas que eram utilizadas pelos detidos. O SIC refere ainda que as investigações continuam para determinar e responsabilizar outros integrantes desta rede criminosa.
 
Quadro legal sobre a mineração de criptomoedas em Angola
 
Em Angola, a actividade de mineração de criptomoedas é proibida por lei. A proibição abrange a utilização de quaisquer licenças de instalações eléctricas para fins de mineração de criptomoedas e outros activos virtuais, bem como a ligação ao sistema eléctrico nacional de sistemas e equipamentos para fins de mineração de criptomoedas.
 
Conforme a legislação, a utilização de qualquer licença de instalações eléctricas para fins de mineração de criptomoedas e outros activos virtuais  resulta em penas que vão de três aos 8 anos de prisão, enquanto a mineração em si ou a ligação de sistemas de mineração ao Sistema Eléctrico Nacional é punida com penas de três a 12 anos de prisão.
 
No mesmo sentido, a posse de material informático, de comunicação e infra-estruturas destinados ou usados para mineração de criptomoedas e outros activos virtuais é punida com penas que vão de um a cinco anos de prisão.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media