IMG-20250129-WA0001
Banner-para-so-site-COMPLLEXUS

Nova lei dos EUA dita o início do fim da Huawei e ZTE no mercado norte-americano

A poucos dias da cúpula entre Joe Biden e Xi Jinping, o Presidente dos EUA assinou uma nova lei que, em termos práticos, acaba com as esperanças das multinacionais chinesas Huawei Technologies e ZTE Corp. de continuarem a operar activamente no mercado norte-americano.

A Lei de Equipamentos Seguros (Secure Equipment Act, em inglês), aprovada na última Quinta-feira (11), impede a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) de rever ou aprovar qualquer pedido de autorização para equipamentos que representem um risco inaceitável à segurança nacional.

As empresas Huawei e ZTE fazem parte da lista negra da FCC, e sendo consideradas ameaça à segurança nacional dos EUA, os termos da nova lei aplicam-se directamente a elas também.

“Lei de Equipamentos Seguros de 2021 melhorará a segurança dos EUA como nação”

Com esta lei, os legisladores norte-americanos esperam poder acabar com a brecha que até aqui as duas empresas chinesas tiveram e através da qual puderam requerer milhares de licenças à FCC, desde que não envolvessem fundos federais. Por conta desta brecha, a FCC aprovou mais de 3.000 aplicativos da Huawei desde 2018.

Em declarações à Reuters, o comissário da FCC, Brendan Carr, destacou que os aplicativos aprovados desde 2018 são parte do motivo pelo qual a FCC está agora a gastar 1,9 mil milhão de dólares em reembolsos para substituir os equipamentos da Huawei e ZTE nos EUA.

Falando sobre a importância da nova lei, a presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, disse à imprensa que a nova legislação envia um “forte sinal bipartidário” de que o país é sério quanto a criação de um mercado robusto e seguro de alternativas 5G.

De acordo com a governante, a Lei de Equipamentos Seguros de 2021 melhorará a segurança dos EUA como nação, garantindo que equipamentos de comunicação não confiáveis ​​não sejam autorizados para uso dentro das suas fronteiras.

Mais de 15 empresas chinesas na lista negra dos EUA desde o início do ano

No início deste ano, a FCC listou formalmente a Huawei, ZTE, Hytera, Hikvision e a Dahua Technology, todas elas empresas chinesas, como ameaças à segurança nacional dos Estados Unidos.

Em Julho último, o actual Presidente norte-americano, seguindo a política do seu antecessor, Donald Trump, adicionou mais 14 empresas chinesas à lista negra do Departamento de Comércio, proibindo as empresas americanas de negociar com elas.

Com a aprovação desta nova lei, as empresas chinesas como a Huawei e a ZTE vêem agora esgotadas as suas possibilidades de voltar a operar activamente no mercado americano.

De acordo com a Reuters, a reunião entre os dois Chefes-de-Estado está prevista para esta segunda-feira (15), e vai realizar-se em meio a tensões sobre comércio, direitos humanos e actividades militares. A nova lei da FCC será certamente mais um ponto de divergência entre Washington e Pequim.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

 

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media