Passes electrónicos substituirão pagamentos com dinheiro físico nos autocarros públicos

Passes electrónicos substituirão pagamentos com dinheiro físico nos autocarros públicos
A partir de Dezembro deste ano os pagamentos das viagens nos autocarros públicos passarão a ser feitos, preferencialmente, através dos passes electrónicos GiraMais. Ao Portal de T.I, a Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) esclareceu que os pagamentos em dinheiro físico e através dos passes electrónicos vão coexistir até pelo menos o primeiro trimestre de 2025, de lá para frente só os passes electrónicos serão aceites.
 
A iniciativa, segundo a ENBI,  enquadra-se no âmbito do processo de transformação digital da mobilidade urbana e pretende simplificar o processo de pagamento, reduzir os riscos associados ao manuseio de dinheiro em locais públicos, e melhorar a eficiência operacional das empresas operadoras de transportes públicos.
 

A medida abrange as seis províncias onde se encontra instalado o sistema de bilhética, nomeadamente Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Malanje e Cabinda.
 
Na província de Luanda, refere a ENBI, a medida será implementada inicialmente aos autocarros que circulam entre a Avenida Deolinda Rodrigues (Km 30 – 1º de Maio), a Avenida Fidel de Castro (início Via Expressa – Vila de Cacuaco) e a Estrada de Cacuaco (Vila de Cacuaco – São Paulo e Vila de Cacuaco – Baleizão).
 
Em Benguela, na rota Baía Farta-Benguela-Catumbela-Lobito. Na Huíla, na rota Estátua da Liberdade-Centralidade da Quilengues e Eiwa-Mercado do Mutundo. No Huambo será implementada na rota Huambo-Caála. 
 
Em Cabinda, a medida será implementada nas rotas Chiloango-Pioneiro Zeca e Chilongo – Subastando. Em Malanje, nas rotas Mercado da Catela – Mercado da Chau Ande e Mercado da Catela – Mercado de Cangandala.
 
A ENBI avança ainda que, para que esta transição ocorra com normalidade, deu início a uma campanha promocional de adesão aos passes electrónicos GiraMais, fixando a sua taxa de emissão em 5.000 em vez dos actuais 5.990 kwanzas. A campanha oferece 1.500 kwanzas em viagens na primeira adesão, mas não inclui os detentores do passe GiraMais social, designadamente, estudantes entre os 6 e os 15 anos e os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media