Samsung é a marca que mais perdeu mercado em África em 2024 – Xiaomi e Realme as que mais ganharam

Samsung é a marca que mais perdeu mercado em África em 2024 - Xiaomi e Realme as que mais ganharam
Já aqui reportamos recentemente os números dos principais mercados de telemóveis inteligentes no continente relactivos a 2024, os quais revelaram um crescimento de 9% nesse período, atingindo 74,7 milhões de unidades ao todo, muito além das 68,7 milhões de unidades registadas em 2023. Novos dados permitem agora olhar também para as marcas de telemóveis inteligentes no continente, a sua participação no mercado e as suas perspectivas de crescimento.
 
O relatório anual da Canalys, relactivo ao mercado africano de telemóveis inteligentes em 2024, destaca o salto dado pela Xiaomi e Realme a nível de participação de mercado, posicionando-se como as que maior crescimento registaram nesse período. A Transsion (dona da Tecno, Itel e Infinix) e a Samsung mantêm a dominância do mercado, mas sob forte pressão das duas primeiras.
 
Samsung é a marca que mais perdeu mercado em África em 2024 - Xiaomi e Realme as que mais ganharam

Níveis de remessa por trimestre e quota de mercado de telemóveis em África em 2024 – Créditos: Canalys

 
Xiaomi e Realme crescem mais de 90% juntas
 
A Xiaomi continua a imprimir o que os analistas chamam de “expansão agressiva” no mercado africano de telemóveis inteligentes, sobretudo em países da África Ocidental como Camarões e Gana. Essa estratégia permitiu à marca um crescimento anual de 22% em 2024, reforçando a sua posição como a terceira maior marca do continente, segundo a Canalys.
 
Recorde-se que no quarto trimestre de 2023 essa multinacional chinesa, sediada em Pequim, foi responsável por 1,8 milhão de remessas de telemóveis para o continente berço. Naquele ano, a sua participação no mercado africano foi avaliada em 10%, número que subiu para 11% em 2024, segundo a Canalys.
 
“(…) A Xiaomi cresceu 22%, graças à expansão agressiva do mercado em países da África Ocidental, como Camarões e Gana, e campanhas de engajamento do consumidor de fim de ano, como o ‘Xiaomi Deals Carnival’ no Egipto e o ‘Xiaomi Fans Meetup’ na Nigéria”, comentou Manish Pravinkumar, analista sénior da Canalys.
 
Por sua vez, a Realme, que em 2023 mantinha uma participação de mercado estimada em apenas 4%, viu essa quota a crescer para 6% em 2024, ano em que registou um crescimento de 70%.
 
Em 2023 o volume das remessas dessa fabricante chinesa com sede em Shenzhen foi estimado em 0,7 milhão de unidades. No quarto trimestre de 2024, a marca foi responsável por 1,1 milhão das remessas de telemóveis em África, reforçando a sua posição como a quarta maior marca do mercado, segundo a avaliação da Canalys.
 
“A Realme alcançou um impressionante crescimento anual de 70% no quarto trimestre de 2024, impulsionado pela expansão do mercado no Norte e Leste da África e pelo impulso de crescimento da nova série Note no ano passado”, Manish Pravinkumar.
 
Samsung é a marca que mais perdeu mercado em África em 2024 - Xiaomi e Realme as que mais ganharam

Crescimento das marcas entre 2022 – 2024 – Créditos: Canalys

 
Transsion e Samsung sob forte pressão
 
Também sediada em Shenzhen, a fabricante chinesa Transsion, que detém as marcas Tecno, Itel e Infinix, mantém o seu domínio consecutivo sob o mercado africano de telemóveis inteligentes. No entanto, se em 2023 detinha uma participação maioritária desse mercado (51%) agora detém apenas 49%.
 
 
 
A participação de mercado da Transsion está a reduzir ano após ano. Em 2022 a marca detinha 52% do mercado, mas em 2023 esse valor caiu para 51% e em 2024, como referido, o valor atingiu a sua avaliação mais baixa (49%). O seu crescimento anual também já teve dias melhores. Em 2023 cresceu 23% ao ano, caindo, no entanto, para um crescimento anual de apenas 1% em 2024.
 
Todavia, as remessas da Transsion registaram um considerável crescimento, saindo de 9,8 milhões de unidades de 2023 para 10 milhões de unidades em 2024.
 
“A Transsion, embora mantendo a sua liderança com uma participação de mercado de 49%, viu um modesto crescimento anual de 1% no quarto trimestre de 2024, enquanto enfrentava o desafio de intensificar a concorrência. A Transsion está a se expandir para novas categorias de produtos na região, como electrodomésticos, embora estes ainda não tenham feito contribuições significativas para a receita geral do fornecedor”, referiu Manish Pravinkumar.
 
A nível do mercado africano de telemóveis inteligentes, a Samsung foi a que mais perdas registou em 2024. A marca sul-coreana registou um crescimento anual negativo (- 17%) muito maior que o registado em 2023 (- 5%).
 
Assim como a Transsion, a participação de mercado da Samsung também está a reduzir anualmente: em 2022 foi estimada em 29%, em 2023 foi estimada em 22%, em 2024 caiu para 17%.
 
Embora se mantenha como a segunda maior marca de telemóveis inteligentes no continente, conforme a classificação da Canalys, a marca continua também a perder espaço ao nível das remessas. Em 2022 as suas remessas foram estimadas em 4,5 milhões de unidades, em 2023 esse valor reduziu para 4,3 milhões de unidades e, em 2024, caiu para 3,5 milhões de unidades.
 
A Canalys aponta a inflacção como um dos principais intervenientes no crescimento do mercado africano de telemóveis. Neste sentido, importa referir que o relatório sobre o “Desempenho e Perspetivas Macroeconómicas Africanas (MEO)” de 2025 refere que o  desempenho económico do continente mostra sinais de melhoria, mas continua vulnerável a choques globais.
 
O relatório prevê que o crescimento real do PIB acelere para 4,1% em 2025 e 4,4% em 2026. A previsão é atribuída às reformas económicas, à descida da inflação e à melhoria das posições orçamentais e da dívida. O documento observa que, embora persistam pressões inflacionistas, a taxa média de inflação em África deverá diminuir, de 18,6% em 2024, para 12,6% em 2025 e 2026, devido a políticas monetárias mais rigorosas.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media