Os hospitais municipais do Uíge, Negage, Maquela do Zombo, Quimbele e o Hospital do Catapa, na província do Uíge, beneficiaram nesta quinta-feira (9) da instalação do serviço de telemedicina, uma medida que promete facilitar a interacção no atendimento de pacientes e reduzir a transferência de doentes com complicações graves à outras províncias.
Segundo avança a Angop, os serviços ora instalados vai permitir, entre outras valências, o monitoramento de pacientes em áreas onde não existam médicos especialistas e o acesso aos exames a partir de qualquer ponto do país. A instalação dos serviços também reduzirá as transferências de pacientes para a capital do país, que conta actualmente com um custo avaliado em 100 mil Kwanzas por paciente.
De acordo com o assessor para a área técnica do Governo Provincial do Uíge, Virgílio Cordeiro, que falava em representação do governador da província, José Carvalho da Rocha, foram instalados vários equipamentos, para permitir a consulta via on-line, serviços de dados e voz. Entre os equipamentos, destaca-se a rede VSAT com cobertura global.
O responsável avançou que o programa inclui também a disponibilização de kits de telemedicina que serão partilhados entre as unidades hospitalares abrangidas no programa, bem como a formação, a partir deste mês, de mais de 10 médicos.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!