109
O director geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, Zolana João, foi esta quinta-feira nomeado investigador associado do Massachusetts Institute of Technology (MIT), para actuar no grupo de pesquisa sobre soluções espaciais também conhecido como Space Enabled Research Group-Media Lab.
Ao Portal de T.I, Zolana João referiu que ser investigador associado do MIT, especificamente no grupo de pesquisa sobre soluções espaciais, “é uma posição de alto prestígio e focada no avanço de tecnologias e conceitos para exploração e aplicações espaciais”.
As suas funções e responsabilidades no Space Enabled Research Group-Media Lab incluem, entre outras, realizar investigação, conceber experiências e analisar dados relacionados com as tecnologias espaciais. O posto exige também trabalhar com uma equipa de investigadores e estudantes em vários projectos, publicar resultados sobre investigação em conferências, escrever artigos para publicação, assim como orientar e apoiar os investigadores de licenciatura e pós-graduação.
“Tornar-se investigador associado no “Space Enabled Research Group- Media Lab” do MIT envolve qualificações avançadas e oferece uma oportunidade de prestígio para contribuir para a investigação espacial de ponta a nível do Mundo”, realçou.
O Space Enabled Research Group-Media Lab é conhecido pelas suas contribuições inovadoras para a tecnologia espacial e a sustentabilidade. Entretanto, ser parte do seu conjunto de investigadores não é tarefa fácil. Os requisitos para nomeação incluem doutoramento equivalente numa área relevante, como engenharia, ciência da computação ou estudos espaciais.
O processo de recrutamento é altamente rigoroso, com o CV do candidato sendo avaliado por um grupo de professores em critérios como formação académica, projectos realizados e publicações académicas.
Refira-se que o Massachusetts Institute of Technology detém a classificação de universidade número um do mundo, de acordo com o ranking QS World University referente ao ano 2024.
Sobre o Space Enabled Research Group-Media Lab
O Space Enabled Research Group-Media Lab é um grupo de pesquisa que trabalha para aumentar as oportunidades de aplicação da tecnologia espacial para apoiar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O grupo foi criado em 2017 e é liderado por Danielle Wood, professora assistente do MIT Media Lab.