No âmbito da Estratégia do Sector para a Transformação Digital, o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação disponibiliza o livro da estratégia nacional das telecomunicações, que durante a sua elaboração contou com a participação da Suécia. Este, é o Livro Branco do Ministério da Tecnologias de Informação e Comunicação, está disponível para o acesso de qualquer cidadão que fazer recurso ao site do Ministério.
Hoje, o Sector das Tecnologias de Informação agrega um leque de serviços baseado na evolução, quer do ponto de vista da acessibilidade, quer do ponto de vista da penetração e da descentralização dos vários serviços, e a nível do processo de regulação do sector postal.
Para o representante da Unidade Nacional do Comércio na África Austral, Ludving Hermansson, que falava durante a abertura do Workshop, ‘’ estão a negociar um projecto de Infra-Estrutura em Angola e esperam poder disponibilizar financiamentos para a indústria tecnológica’’.
A cooperação entre Angola e Suécia data de muitos anos. Cita a Embaixadora, Ewa Polano, que este ano, completa 50 anos, desde que se mantiveram acordos entre Angola e Suécia, e que o seu país foi um dos primeiros a reconhecer a independência de Angola.
Em saudação ao acto, a embaixadora fez saber que esta reactivação da cooperação Angola-Suécia visa a diversificação da economia, para uma economia mais digital, e a facilitar o crescimento económico a nível do país.
Actualmente, a Suécia é o segundo país mais desenvolvido a nível das Fintech, e encontra-se ao mais alto nível no ramo do empreendedorismo e inovação.