690
O anúncio foi feito pelo director do hospital, Carlos Alberto Masseca, na última semana, durante a 13ª edição do Café CIPRA, onde teceu considerações ao tema “Problemática do Atendimento Humanizado no Sector da Saúde”.
A iniciativa surge enquadrada ao lançamento do serviço central de atendimento (call center) do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, que, segundo o director, entrará em funcionamento neste mês, para permitir consultas à distância e melhorar a comunicação com outras unidades sanitárias do país.
“Nem todos os doentes são de Luanda, nós precisamos de continuar a segui-los à distância”, disse Carlos Alberto Masseca, citado pelo portal do Governo.
O servço de telemedicina permite, entre outras opções, o monitoramento de pacientes em áreas onde não existem médicos especialistas e o acesso aos exames a partir de qualquer ponto do país. Este serviço permite, igualmente, reduzir as transferências de pacientes para outras unidades sanitárias dentro ou fora do país, resultando em menos despesas.
Com vista a garantir um bom serviço técnico e humanizado aos utentes, a unidade sanitária conta com um edifício completo para formação em diferentes áreas, como cardiologia, cirurgia cardíaca, pneumologia, neurocirurgia, imagiologia e cuidados intensivos, tendo já realizado cerca de duas mil acções de capacitação nos últimos dois anos.
Inaugurado em Novembro de 2021 pelo Presidente da República, João Lourenço, o Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento está localizado no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, e além de cumprir com as missões de diagnosticar, tratar e reabilitar, a uidade sanitária presta também especial atenção à investigação científica e formação de quadros de nível médio e superior.