EUA acusa grupo de hacker norte-coreano de ter roubado milhões de dólares em criptomoedas  

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira(14) que o roubo de centenas de milhões de dólares em criptomoedas ligados ao popular jogo online Axie Infinity, foi orquestrado pelo grupo de hackers norte-coreano Lazarus.

De acordo com a Ronin, uma rede blockchain que permite aos usuários transferir criptomoedas para dentro e para fora do jogo, o dinheiro digital no valor de mais de 620 milhões de dólares norte-americano foi roubado no dia 23 de março. E até então, ninguém havia atribuído explicitamente a culpa pelo hack.

Apenas nesta quinta-feira é que o Tesouro dos EUA identificou um endereço de moeda digital usado pelos hackers como estando sob o controlo de um grupo de hackers norte-coreano muitas vezes apelidado de “Lazarus”.

“Os Estados Unidos estão cientes de que a Coreia do Norte tem confiado cada vez mais em actividades ilícitas – incluindo crimes cibernéticos – para gerar receita para seus programas de armas de destruição em massa e mísseis balísticos, enquanto tenta escapar das sanções robustas dos EUA e da ONU”, disse um porta-voz do Departamento do Tesouro.

Empresas de análise de blockchain, incluindo Chainalysis e Elliptic, disseram que a designação confirmou que a Coreia do Norte estava por trás da invasão. Uma pessoa familiarizada com o assunto confirmou que hackers norte-coreanos foram o foco da investigação da empresa de segurança cibernética nas últimas duas semanas.

Os Estados Unidos dizem que o grupo de hackers Lazarus é controlado pelo Reconnaissance General Bureau, o principal escritório de inteligência da Coreia do Norte. Ele foi acusado de envolvimento nos ataques de ransomware “WannaCry”, invasão de bancos internacionais e contas de clientes bem como os ataques cibernéticos de 2014 à Sony Pictures Entertainment.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media