O Instituto de Modernização Administrativa (IMA) e a Microsoft formalizaram nesta quinta-feira (27) um memorando de entendimento, para promover a economia, simplificar processos administrativos e facilitar a relação entre os cidadãos, empresas e a administração pública.
Falando à imprensa após a cerimónia de assinatura do memorando, o director geral do IMA, Meick Afonso, explicou que o acordo com a Microsoft representa um incentivo para se começar a trabalhar de forma mais acentuada na acessibilidade e inclusão digital no país, uma vez que a parceria traz um conjunto de benefícios digitais que permitem escalar o investimento em, pelo menos, 70% cento do que se fez até agora neste domínio.
“Este memorando demonstra que estamos todos engajados em procurar soluções que apontem para um serviço melhor. A dinâmica mostra-nos que isso é inalcançável, porque as necessidades irão evoluir, mas este é o nosso trabalho, continuar a prosseguir e melhorar o atendimento da sociedade”, expressou.
Segundo o director, a digitalização constitui hoje uma ferramenta essencial para melhorar a eficiência, transparência e a qualidade dos serviços oferecidos aos órgãos. Neste sentido, realça, ao se adoptarem soluções tecnológicas inovadoras, potencia-se a capacidade de resposta das instituições governamentais, tornando-as mais ágeis e acessíveis ao cidadão.
Meick Afonso disse ainda que a busca pelo avanço e prosperidade, por meio da digitalização e modernização, é um esforço contínuo que requer comprometimento e colaboração de todos os sectores da sociedade, porque a sua valorização e investimento constroi uma base sólida para o desenvolvimento do país, garantindo que o Angola esteja preparada para enfrentar os desafios e abraçar as oportunidades do futuro digital.
A assinatura do memorando decorreu no quadro da terceira edição do Fórum IMA e foi testemunhado pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.
FONTE: J.A