32
O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou esta segunda-feira (23) a aposta na transição da economia para a digitalização de todos os processos que a envolvem, realçando que nos últimos tempos o país tem se focado de forma decisiva e responsável nesta questão.
De acordo com o Chefe de Estado, que falava na sede das Nações Unidas durante a Cimeira para o Futuro, com a digitalização da economia a população e as instituições angolanas estarão mais próximas e vinculadas aos mecanismos mais modernos de interconexão global da economia e do comércio.
“Estamos convencidos de que, ao darmos este passo, colocaremos as nossas populações e instituições mais próximas e vinculadas aos mecanismos mais modernos de interconexão global da economia e do comércio, reduzindo assim as barreiras geográficas que a economia tradicional impõe”, disse.
João Lourenço espera que a Cimeira do Futuro contribua para que haja uma maior coordenação na governação económica global, tendo em vista a redução das desigualdades entre os Estados e a promoção de um desenvolvimento sustentável e sustentado, que resolva os problemas da pobreza, da fome, da desnutrição, da insegurança e de outros males que afectam a sobrevivência das populações mais vulneráveis em todo o mundo.
Recorde-se que, como parte desta cimeira, as Nações Unidas adoptaram neste domingo (22) o Pacto Digital Global, a primeira estrutura mundial abrangente para a cooperação digital e a governação da inteligência artificial (IA). Neste documento os Estados-membros comprometem-se em projectar, utilizar e governar a IA para o benefício de todos.