No dia 28 de Abril, o Portal de T.I teve a oportunidade de entrevistar os Co-Fundadores do Space Hero, um casting global que visa democratizar o acesso ao Espaço.
O casting vai lançar um concurso para encontrar um candidato que, uma vez aprovado, terá o privilégio de viajar a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) por 10 dias em missão privada de astronauta em 2023.
Em conversa com o Portal de T.I, Deborah Sass e Thomas Reemer, Co-Fundadores do projecto, Eldrige de Melo, Gestor de Projectos Espaciais, assim como Isi Casas de Valle, Gestora de Imprensa e Mídia do Space Hero, falaram sobre o que já foi feito e o que será feito para seleccionar o finalista deste show.
Sobre Space Hero, Deborah definiu-o, durante a entrevista, como um casting global que dará um prémio de US $ 55 milhões por uma estadia de 10 dias na Estação Espacial Internacional (ISS).
Queremos incluir todos neste processo selectivo, Deborah Sass.
Thomas afirma que não se trata apenas de um concurso, “o interessante é que compreender o Espaço significa compreender a Terra, e é isso que o Space Hero representa”. Por se tratar de uma competição global, a organização deseja garantir que todos possam participar. Space Hero está desenvolvendo soluções para chegar a locais com certas dificuldades, como problemas de conectividade, idioma e outros.
A organização tem em seu portfólio o lançamento de um App no final do ano, para auxiliar no processo de inscrição. Questionado sobre a dificuldade da barreira do idioma, Thomas foi claro ao dizer que, embora o inglês seja fundamental, os falantes de português não devem ser inibidos, pois o concurso é global, e convidou todos a concorrerem ao prêmio.
Por sua vez, Isi Casas de Valle, que se juntou à equipa Space Hero a partir do Chile, encorajou os jovens dizendo que “Se alguém na África ou na América do Sul pensa que isso não é possível, quero dizer que é. O Space Hero se destaca pela inclusão e um de vocês pode ser o nosso Space Hero”. Isi, também se referiu à famosa citação de Henry Ford dizendo “Quando tudo parece estar indo contra você, lembre-se que os aviões decolam contra o vento e não a favor dele.”.
O angolano Eldrige de Melo, disse que pelo facto de ser colaborador do programa não está habilitado a concorrer ao prémio, no entanto, poder trabalhar neste grande projecto que ajuda na democratização do acesso ao Espaço, é um grande privilégio.
Eldrige disse ainda que a África tem trabalhado muito nos últimos anos, com foco na criação de uma Agência Espacial Africana para fornecer soluções para o continente.
Deborah e Thomas, têm trabalhado com agências espaciais, governos, empresas públicas e privadas de todo o mundo, procurando parceiros que possam apoiar a missão Space Hero. Em abril, eles assinaram o histórico Acordo de Acto Espacial com a NASA.
“Esperamos que daqui a 10 anos todos possam ir, experimentar e acessar o Espaço. Não apenas uma pessoa, mas muitas pessoas”.
Os finalistas serão avaliados pela equipa executiva do programa e, é claro, por seus apoiadores globais, que ajudarão a determinar quem terá o privilégio de treinar e embarcar na ISS em 2023.
No final da conversa, os organizadores apelaram a todos para participarem, independentemente da região ou idioma, tornando-se um Space Hero Insider no site e nas redes sociais.
Sobre Space Hero
Space Hero é a nova fronteira para o sector de entretenimento, oferecendo a primeira experiência verdadeiramente fora do planeta. Eles buscam reinventar a categoria de reality show, criando uma experiência multicanal que ofereça o maior prêmio de todos os tempos, para o maior público possível. Space Hero trata de abrir o Espaço para todos – não apenas para astronautas e bilionários.
Clique aqui para se tornar um Space Hero Insider.
Siga Space Hero no LinkedIn e no Instagram.