The Vertical Congress: tecnológicas confiantes no crescimento do mercado tecnológico angolano

The Vertical Congress: tecnológicas confiantes no crescimento do mercado tecnológico angolano
A segunda edição do The Vertical Congress reuniu algumas das principais empresas de tecnologia a operar no Médio Oriente, África Subsaariana, América-Latina e Ásia, como a Redington, Trend Micro e a MBCOM, que aproveitaram o encontro para apresentar os seus serviços e produtos e partilhar a sua visão de futuro para o mercado tecnológico em África e, particularmente, em Angola.
The Vertical Congress: tecnológicas confiantes no crescimento do mercado tecnológico angolano

Aditya Puri – gestor geral de Marketing da Redington – Créditos: Rodrigo Diniz

Para o gestor geral de Marketing da Redington, Aditya Puri, actualmente a economia angolana mostra sinais positivos para investimentos, sendo que boa parte dos investidores vêm da União Europeia e dos EUA. Segundo o gestor, a visita a Angola do ex-Presidente norte-americano, Joe Biden, atesta isso.
 
Joe Biden efectuou uma visita de três dias a Angola com foco no Corredor do Lobito, um projecto ferroviário que liga Angola às zonas de minérios da República Democrática do Congo e da Zâmbia.
 
Aditya Puri antevê que este corredor terá uma grande importância no mercado dos semi-condutores, pois por ele passarão em estado bruto muitos dos minerais essenciais a essa indústria que é a pedra angular de muitas tecnologias emergentes como a inteligência artificial.
 
“Devido às tensões geopolíticas, África emerge como uma região de destaque para a mineração destes recursos essenciais à indústria de micro-chips. E este corredor vai pôr a África Central, especialmente Angola, no mapa destes minérios que estão a servir de base para o futuro da indústria dos micro-chips na Europa e nos EUA”, declarou.
 
Aditya Puri entende que à medida que os investimentos vão chegando a Angola os esforços e as necessidades para a transformação digital no país também aumentarão. Nesta quadro, o gestor acredita que a Redington está no lugar certo e na hora certa para reforçar a sua presença no país e na região.
 
“Sob a nossa gestão, temos cerca de 200 produtos diferentes em todo o Médio Oriente e África. Juntos, com o nosso parceiro RDGT, estamos a trazer aos poucos algumas dessas tecnologias para Angola onde estamos a crescer muito rápido. Temos muitas oportunidades aqui, por isso gostaríamos de continuar a nossa missão com os nossos parceiros em Angola e ao longo da região central do continente”, disse.
The Vertical Congress: tecnológicas confiantes no crescimento do mercado tecnológico angolano

Emmanuel Adeogun – director regional de vendas da MBCOM Technologies – Créditos: Rodrigo Diniz

Quem também acredita no potencial do mercado tecnológico angolano é o director regional de vendas da MBCOM Technologies, Emmanuel Adeogun, cuja empresa representa a Broadcom e a VMware, sendo também uma subsidiária do Midis Group e representante exclusiva da Broadcom Software em mercados emergentes. O seu foco é a eliminação de silos entre data centers.
 
Assim como a Redington, a MBCOM também tem a RDGT como um parceiro-chave em Angola e, segundo Emmanuel Adeogun, tem conseguido atender às necessidades dos seus clientes nesta parte do continente por essa via e a parceria tem ajudado a expansão da presença da marca em Angola.
 
“O nosso comprometimento com Angola é total e as transformações que estão a ocorrer no domínio tecnológico em toda a África dão-nos confiança sobre o futuro promissor que aí vem. Gostaríamos de ver mais eventos como este, porque ajudam a reduzir a lacuna que actualmente existe no quadro tecnológico em todo o continente”, disse.
 
The Vertical Congress: tecnológicas confiantes no crescimento do mercado tecnológico angolano

Yash Pillay – Engenheiro sénior para a área de vendas – créditos: Rodrigo Diniz

A Trend Micro, marca que oferece soluções de segurança cibernética para empresas, também esteve presente nesta edição para, segundo o engenheiro sénior para a área de vendas, Yash Pillay,  sondar as necessidades do mercado e a apresentar os serviços e produtos da marca.
 
Pelo que viu e ouviu no evento, Yash pillay acredita que transformação digital é a palavra do momento para a  maior parte dos países africanos. No que respeita à cibersegurança, disse, Angola ainda tem muito por fazer, embora tenha admitido a existência “muitas iniciativas positivas” nesse sentido.
 
“Estamos aqui para entender melhor que desafios os angolanos enfrentam, não apenas numa perspectiva de cibersegurança mas também económica. Acho que Angola, à semelhança de outros países africanos, tem várias necessidades básicas em matéria de cibersegurança, algo que as empresas do sector podem mitigar com mais investimento, tempo e esforço nesse sentido”, disse.
 
O The Vertical Congress é o principal evento do agregador tecnológico Redington. Em Angola, a edição 2025 foi realizado pelo seu parceiro-chave, a Real Distribution, em parceria com o Portal de T.I.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media