A Unitel, operadora de telefonia móvel angolana, começou a bloquear os números de clientes identificados como sendo os responsáveis pelas tentativas de fraudes registadas frequentemente. A informação foi veiculada pelo gestor sénior de fraude e segurança, Rui Horta, que disse que a operadora tem detectado diariamente um número significativo de tentativa de fraude contra outros clientes Unitel.
Falando à Rádio Nacional de Angola, Rui Horta explicou que o modo de actuação dos clientes responsáveis pelos crimes baseia-se no envio de mensagens (SMS) durante a noite, por ser um período em que o custo do envio de mensagens de texto é mais barato.
“As mensagens são enviadas a noite aos nossos clientes, não porque eles conhecem os números dos nossos clientes, mas porque no fundo, as numerações utilizadas pela UNITEL são de domínio público. Todo mundo sabe que os números 92, 93 e 94 são números da Unitel. E por conseguinte, esses burladores utilizam aquilo que chamamos Range de Gamas, ou seja, são números sequenciais dentro de uma determinada gama de numeração, e para todos eles, mandam uma única mensagem”, explicou.
Rui Horta aconselhou a todos clientes Unitel a denunciarem quando estiverem em presença de uma tentativa de fraude, tendo enfatizado que ignorar tal acto incentiva os fraudadores a continuarem com os crimes. A denúncia pode ser feita para o e-mail alerta@unitel.co.ao.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!