Unitel passa para empresa do sector público

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, assinou um decreto que transfere para o Estado, por via de nacionalização, as participações das empresas Vidatel e Geni na Unitel, tornando assim a Unitel em uma empresa do sector empresarial público.

De concreto, o governo passa a ser o detentor do total do capital social da Unitel, uma vez que o Estado angolano, através da petrolífera pública Sonangol, já conservava 50% das acções da operadora móvel de telecomunicações angolana.

O decreto que materializa a apropriação, por via da nacionalização dos 25% da Vidatel explica que este foi o “meio mais adequado, necessário e proporcional para a salvaguarda da situação jurídica da empresa e garantia do interesse do Estado”. Além disso, refere ainda que a medida foi tomada por se considerar “esgotadas todas as possibilidades de acordo com o accionista visado e havendo concordância de outro accionista” .

O mesmo decreto determina também que as acções da Vidatel estão agora sob a responsabilidade do Instituto de Gestão de Activos do Estado, estando igualmente estabelecido que o Ministério das Finanças passa a ser o responsável pelo “pagamento de indemnização, quando e se devida, nos termos da lei”.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Dominio
NetspaceBanner

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media