Angola assumiu nesta terça-feira (8), pela terceira vez, a presidência do Comité Permanente dos Altos Funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), numa cerimónia que juntou várias entidades da SADC na capital angolana.
Para este mandato (2023-2024), Angola vai presidir a organização sob o lema “Capital Humano e Financeiro: Os principais Factores para a Industrialização Sustentável da Região da SADC”, alinhada à necessidade de continuar a dirigir as medidas em torno da integração política, económica, tecnológica e social da África Austral.
Num comunicado dirigido a nossa redacção o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) destaca que a assunção da presidência rotativa da SADC constitui uma oportunidade para Angola dar visibilidade às suas potencialidades nos mais variados sectores, incluindo o tecnológico.
“Em termos de tecnologias de informação, abre-se uma excelente oportunidade para vender alguns serviços do Angosat-2, uma aposta do Executivo para diminuir a exclusão digital de Angola e do continente, permitindo expandir serviços de telecomunicações às zonas mais recônditas do país a preços competitivos,” pode ler-se no documento.
Tendo assumido a Presidência Rotativa da SADC em 2022 e em 2011, Angola é membro fundador da SADC e partilha em conjunto com outros Estados uma série de objectivos e estratégias comuns, mas não só, visando a melhoria das condições de vida das populações de todos os Estados-membros.