Apple inova e apresenta ao mercado os óculos que misturam o mundo real com o digital

Apple já tem data para o início das vendas do Vision Pro

Chamam-se Apple Vision Pro e foram apresentados durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC, na sigla inglesa), realizada nesta segunda-feira (5). Segundo o CEO da Apple, Tim Cook, estes óculos de realidade aumentada “vão mudar a forma como comunicamos, colaboramos, trabalhamos e vemos o entretenimento”.

“É uma nova tipologia de computador que mistura o mundo real com o mundo digital. Olhas através dele e não para ele. Acreditamos que o Apple Vision Pro é um produto revolucionário,” declarou o executivo.

Conhecendo os Apple Vision Pro

Estrutura: os Apple Vision Pro apresentam uma estrutura em alumínio e vidro na parte exterior. Na parte traseira, encontra-se um suporte em tecido elástico juntamente com um botão rotativo de ajuste de tamanho que garante uma utilização confortável do dispositivo.

Imagem: os óculos contam com dois ecrãs do tipo Micro OLED que juntos combinam 23 milhões de píxeis. A Apple explica que os ecrãs estão também combinados com lentes 3D, o que garante a claridade e nitidez em qualquer conteúdo. O resultado destas combinações, segundo a tecnológica, é o equivalente ao utilizador ter, para cada olho, um ecrã com uma resolução superior a 4K.

Som: os Apple Vision Pro trazem consigo dois altifalantes capazes de suportar áudios tridimensionais. Mas não é tudo, os óculos contam também como uma nova tecnologia chamada audio ray tracing que, segundo a Apple, adapta o som aos diferentes elementos físicos à volta do utilizador.

Apple inova e apresenta ao mercado os óculos que misturam o mundo real com o digitalCréditos: Apple

Os óculos contam igualmente com 12 câmaras, cinco sensores de movimento e seis microfones, que permitem ao utilizador reconhecer o ambiente à sua volta e interagir com o dispositivo. As câmaras também permitem a transmissão de imagens em tempo real e podem ser usadas para fazer fotos e vídeos.

Controlo: os óculos da Apple podem ser controlados através de comandos de voz, pequenos gestos com as mãos e através do movimento dos olhos, esta última opção torna-se possível graças aos sensores infra-vermelho embutidos no dispositivo, o que permite aos óculos perceberem para onde o utilizador está a olhar e assim destacar o elemento da interface correspondente.

Mas, como toda esta tecnologia é suportada?

Apple inova e apresenta ao mercado os óculos que misturam o mundo real com o digitalCréditos: Apple

Para responder a toda esta tecnologia, os Apple Vision Pro contam com dois chips: o primeiro é o Apple M2, já conhecido entre nós, pois está presente em alguns computadores da marca. Ele será o responsável pelo processamento geral e o processamento gráfico dos óculos. O segundo é o R1, um novo chip que parece ter sido desenvolvido exclusivamente para este novo produto da Apple. Ele será o responsável pela análise da informação dos diferentes sensores para, em fracção de milissegundos, poder processá-la e garantir que os elementos digitais dos óculos pareçam parte do mundo físico.

Para tanta inovação, a Apple decidiu também desenvolver um novo sistema operativo para os seus óculos de realidade aumentada, chama-se VisionOS e, segundo a marca, este sistema vai abrigar centenas de milhares de aplicações já disponíveis para dispositivos iPhone e iPad. Para tal, os óculos terão também uma nova loja de aplicativos, onde estarão destacadas as aplicações criadas exclusivamente para os Apple Vision Pro. Os óculos da Apple chegam ao mercado em 2024, com os EUA sendo o primeiro mercado a recebê-los seguindo-se posteriormente outros mercados ainda não revelados pela tecnológica.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media