A Revista Economia e Mercado realiza no dia 18 de Novembro, no Hotel Epic Sana, a III Conferência sobre Transformação Digital na Banca, sob o tema “Dos Serviços Financeiros ao Comércio, Como a Pandemia da Covid-19 Acelerou a Digitalização?”.
De acordo com uma nota enviada ao Portal de T.I, o Fórum, que reunirá especialistas do sector das finanças, comércio e telecomunicações, tem como objectivo analisar o processo de digitalização no sector da banca e dos serviços em geral, além dos desafios da bancarização e o desenvolvimento do comércio electrónico, que nos últimos meses ganhou dimensão e volume, também graças à pandemia da Covid-19.
Apesar do impacto negativo nas economias dos países, a Covid-19 reforçou a importância do desenvolvimento de uma economia digital (local e global) mais forte e inclusiva, através de esforços públicos e privados, que promovam a digitalização dos serviços, em particular os do sector financeiro, considerando que o mesmo representa um factor crítico na operacionalização das transacções comerciais. Assim sendo, fazendo recurso às novas tecnologias de informação e comunicação, que já vêm influenciando positivamente a banca e os serviços em geral, as economias estão a tornar-se mais digitais. E no actual contexto de pandemia, em que se recomenda o distanciamento social, especialistas defendem que só a digitalização pode amenizar os impactos negativos de que as economias e os países estão a ser alvos.
É nesse sentido que a conferência reserva uma prelecção sobre o processo de digitalização na banca e nos serviços, feita por José Nunes, administrador da Asseco PST. A seguir, decorrerá um debate com participantes presenciais e online, estando já confirmadas as presenças de Hélder João (Director de Tecnologias da CETIM); Jorge Cipriano (Coordenador do Comité de Projectos e Investimentos Futuros da MSTelecom) e João Ceita (Director de Desenvolvimento de Novos Negócios do Banco BAI).
Já parte da final da conferência, que terá as comunicações asseguradas pela ITA (Internet Technologies Angola S.A), decorrerá o debate sobre meios de pagamento, com a participação de Sílvia Nazaré da Silva Inácio Pires (Directora de Desenvolvimento de Negócio da EMIS), representante da DHL e outros operadores do sector do comércio online.
A Revista E&M, de periodicidade mensal, é uma publicação de referência orientada para a informação económica, empresarial e financeira, mas também para a generalidade dos acontecimentos que mais impactam a economia e a sociedade angolana.