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A Avast Software, empresa Checa fornecedora do antivírus Avast, está a ser acusada pela Comissão Federal de Comércio dos EUA de recolher e comercializar, sem consentimento, os dados de navegação dos clientes na Internet para empresas de publicidade.
A agência alega que a empresa enganou os utilizadores com as suas garantias de privacidade, recolhendo, armazenando e vendendo os dados destes de 2014 a 2020. A autoridade dos EUA afirma que, ao longo deste período, a Avast acumulou “mais de oito petabytes de informações de navegação” e estes dados foram vendidos a mais de 100 empresas de publicidade por meio da filial Jumpshot.
”Na verdade, de 2014 a Janeiro de 2020, os respondentes venderam as informações de navegação que eles pretendiam proteger, em muitos casos sem aviso prévio dos usuários”, alega a agência.
Os dados incluem informações sobre as buscas dos utilizadores na Internet e as páginas que estes visitavam, revelando crenças religiosas dos consumidores, preocupações com a saúde, tendências políticas, localização, situação financeira, visitas a crianças, conteúdo direccionado e outras informações confidenciais.
A Avast argumenta que utilizou ferramentas especiais para remover informações de identificação antes de transferir os dados para os seus clientes, contudo a Comissão Federal de Comércio afirma que a empresa não conseguiu anonimizar suficientemente as informações de navegação dos consumidores que vendia de forma não agregada através de vários produtos.
“Os respondentes venderam dados de navegação dos consumidores a terceiros de forma não agregada e reidentificável. Os respondentes não conseguiram obter o consentimento dos consumidores para se envolverem nessas práticas e enganaram-nos sobre a sua conduta”, alega a agência.
A Comissão Federal de Comércio afirma que a Avast será condenada a pagar 16,5 milhões de dólares em multa e será proibida de licenciar ou vender quaisquer dados de navegação recolhidos utilizando produtos da marca Avast a terceiros para fins publicitários.
Além disso, a Avast terá de ter o consentimento de todos os clientes antes de vender ou licenciar dados de navegação obtidos de produtos que não sejam da Avast. A agência também exigirá que a Avast exclua todos os dados de navegação na web partilhados com a Jumpshot e quaisquer produtos ou algoritmos desenvolvidos pela Jumpshot utilizando estes dados.