Avast terá vendido ilegalmente cerca de 8 petabytes de dados de clientes 

A Agência de Protecção de Dados (APD) deu início, na última semana, ao Programa de  Capacitação em Protecção de Dados para as Instituições Públicas (PRODIP), com vista a munir os funcionários públicos com conhecimentos necessários sobre a aplicação do quadro legal relactivo à protecção de dados nas instituições do Estado.
A Avast Software, empresa Checa fornecedora do antivírus Avast, está a ser acusada pela Comissão Federal de Comércio dos EUA de recolher e comercializar, sem consentimento, os dados de navegação dos clientes na Internet para empresas de publicidade.
 
A agência alega que a empresa enganou os utilizadores com as suas garantias de privacidade, recolhendo, armazenando e vendendo os dados destes de 2014 a 2020. A autoridade dos EUA afirma que, ao longo deste período, a Avast acumulou “mais de oito petabytes de informações de navegação” e estes dados foram vendidos a mais de 100 empresas de publicidade por meio da filial Jumpshot.
 
”Na verdade, de 2014 a Janeiro de 2020, os respondentes venderam as informações de navegação que eles pretendiam proteger, em muitos casos sem aviso prévio dos usuários”, alega a agência.
 
Os dados incluem informações sobre as buscas dos utilizadores na Internet e as páginas que estes visitavam, revelando crenças religiosas dos consumidores, preocupações com a saúde, tendências políticas, localização, situação financeira, visitas a crianças, conteúdo direccionado e outras informações confidenciais.
 
A Avast argumenta que utilizou ferramentas especiais para remover informações de identificação antes de transferir os dados para os seus clientes, contudo a Comissão Federal de Comércio afirma que a empresa não conseguiu anonimizar suficientemente as informações de navegação dos consumidores que vendia de forma não agregada através de vários produtos.
 
“Os respondentes venderam dados de navegação dos consumidores a terceiros de forma não agregada e reidentificável. Os respondentes não conseguiram obter o consentimento dos consumidores para se envolverem nessas práticas e enganaram-nos sobre a sua conduta”, alega a agência.
 
A Comissão Federal de Comércio afirma que a Avast será condenada a pagar 16,5 milhões de dólares em multa e será proibida de licenciar ou vender quaisquer dados de navegação recolhidos utilizando produtos da marca Avast a terceiros para fins publicitários.
 
Além disso, a Avast terá de ter o consentimento de todos os clientes antes de vender ou licenciar dados de navegação obtidos de produtos que não sejam da Avast. A agência também exigirá que a Avast exclua todos os dados de navegação na web partilhados com a Jumpshot e quaisquer produtos ou algoritmos desenvolvidos pela Jumpshot utilizando estes dados.

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media