BNA: soluções digitais ditam o fim da emissão e aceitação de cheques em Angola

BNA reduz para 250 a média diária de tentativas de ataques cibernéticos
O Banco Nacional de Angola (BNA) comunicou na última semana que vai parar de emitir cheques a partir de 31 de Dezembro de 2024, e de aceitá-los, a partir de 31 de Dezembro de 2025. Segundo o banco central, a medida deve-se à redução na utilização destes serviços pelos clientes, que têm preferido cada vez mais soluções digitais.
 
“A utilização dos cheques no Sistema de Pagamentos de Angola tem vindo a apresentar reduções significativas, em virtude da preferência por instrumentos de pagamentos mais modernos, seguros, rápidos e cómodos, tais como o MCX Express, a RUPE e as transferências instantâneas. Nesta conformidade, (…) a emissão e aceitação de cheques interbancários serão descontinuadas nas seguintes datas: 31 de Dezembro de 2024, do ponto de vista da emissão; 31 de Dezembro de 2025, do ponto de vista da aceitação”, pode ler-se no comunicado.
 
Com esta medida, o BNA espera conter o nível de risco que o referido instrumento transmite ao sistema de pagamentos, “o seu elevado custo de produção, bem como a necessidade de investimentos avultados de renovação do sistema, tanto do lado do operador do Sistema de Compensação de Cheques (SCC), como dos participantes”.
 
De acordo com os dados da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), o SCC processou 653 cheques interbancários no valor de 4,29 mil milhões de kwanzas e arquivou 25.190 cheques em Março último. Os úmeros indicam que o volume total de cheques que circulam no SCC registou uma quebra de 26,2% em relação ao mês de Fevereiro e reduziu 44,2% face ao mês homólogo.

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media